Classe Média ; a Classe Média é um eterno achar que é; tendo a função de gerenciar o trabalho da massa assalariada para os que realmente mandam, cultiva como virtude ter obviamente cara do que faz. Possuidora de tantas claudicações como preconceitos, e não possuindo nem a incerteza afirmativa do operário e nem podendo ter a empáfia do rico, não pode torná-los aceitá-los aceitáveis para si mesma a não ser atráves da afetação.
Se Veblen cedeu aos ricos o direito ao consumo conspícuo, a classe média concedeu a si mesma o direito a exibição conspícua de de erudição grandemente genérica ou pedantemente específica e capacidade técnico-gerencial, atráves de expressão facial irritantemente proativa ou da magnanimidade não-facultativa(aos que tem de sofrê-la).
Única classe que produz regularmente teóricos que pregam o suícidio de classe como possível forma de redimir toda espécie humana, ou de forma naturalmente sobrenatural, ou sobrenaturalmente lógica e científica. Apesar de boa parte do trabalho desses ditos téoricos consistir em demonstrar a imcompatibilidade de suas teorias entre si, o fato de nem a vida nem a morte desses mesmos teóricos ter alterado grandemente o curso da História atesta que ele parecem ter razão, embora não pelas razões que calculavam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário