sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Erudito

Um clássico.
Erudito:  Termo assaz ambíguo, que tanto pode significar um elogio como um insulto ou pilhéria. Dependendo mesmo do contexto, pode significar as três coisas em relação a mesma pessoa, quando se exalta o seu cultivamento mas também se deplora o seu amaneiramento e bizantinismo. Quando alguém diz de alguém ''fulano é muito erudito'', é impossível ou pouco aconselhável formar uma opinião definitiva sobre a pessoa referida a partir disso; mesmo quando dito em tom elogioso, a conotação difícil da palavra recomenda tomar o dito como um elogio branco, do tipo elogio-alerta. Subentenda-se: ''Ele sabe tanto quanto a Wikipedia e o Google, mas pode ser chato como a programação da TV aberta em fim de semana se provocado''.
Ou seja, todo cuidado na aproximação e no decorrer da conversa é pouco, especialmente em relação aos pormenores aparentemente de pouca importância dos assuntos nos quais o erudito é especialista. Se corrigido de maneira discreta, mas enfática, por ele numa questão pelo menos duas vezes, não insista querer sê-lo numa terceira, mesmo sabendo que ele está errado ou que a visão dele seja completamente incompatível com a sua; mesmo a personalidade do erudito em questão sendo dificil ou até mesmo repulsiva, o trabalho que eles tiveram para acumular tal conhecimento é algo que deve ser respeitado, algo que eles costumam retribuir no mesmo nível mesmo a quem não gosta deles pessoalmente.

Erudito(2): Em relação a objetos ou movimentos culturais, ''erudito'' ou ''clássico'', é termo que se dá a reprodução técnica mais ou menos fiel de coisas que eram populares no tempo em que foram criadas, sendo algumas vezes o termo ''erudito'' usado especificamente usado para coisas que os autores criaram com a intenção de serem populares, mas por serem consideradas escandalosas, incompreensão da crítica e dos produtores, ou puro azar só emplacaram dentro de alguns nichos, passando a ser chamadas de ''clássicas'' depois que os autores morrem ou já não tem como aproveitar o reconhecimento tardio.
Apesar de boa parte dos membros da indústria eletrônica e da computação estarem vivos e bem atualmente, este dicionarista não tem como dizer se quem mexe com eletrônicos, videogames e computadores antigos praticam o que possa ser chamado de videogaming clássico ou programação erudita, usando ou não equipamentos restaurados ou montados segundo os padrões da época.

Termos relacionados: coinosseur, parvenu, savant, intelectual, clássico, cientista, MPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário