quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Perspectiva

Perspectiva: ao invés de tentar realizar uma definição, deixarei aqui um pequeno relato; recentemente, quando estava no prédio do SENAC Casa do Comércio, fazendo o curso de Garçom, nas horas de descanso costumava ficar em um dos terraços do 5o andar, daonde era possível ver uma quadra de tênis. Os jogadores passavam horas treinando, batendo a bola um para o outro, durante horas seguidas.

Percebi ali uma perspectiva: para mim, que os via do alto, a bola estava sempre em linha reta, indo de uma raquete para outra como nos antigos Pong ou Arkanoid; para os jogadores , ela aparentava estar subindo quando eles mandavam, e descendo bem rapidamente quando eles a recebiam; para o pegador, que ficava sempre acompanhando as jogadas, ela poderia possivelmente aparentar estar sempre subindo de um lado para o outro, descendo ligeiramente antes de bater numa das raquetes e voltar a subir, ou cair no chão, quando ele tinha de pegá-la ou repor com outra do cesto; o campo e os terrenos ao redor estavam cheios de pontos verdes, bolas que voaram longe demais e, não compensando pegá-las imediatamente, seriam pegas depois ou talvez nunca, ficando para quem as coletasse.

Assim, poderia-se dizer que a perspectiva da bola poderia ser; ainda não verdadeiramente bolas quando no cesto, pontos relativos quando em jogo, pontos em espera quando não jogadas bem o suficiente, e pontos inexistentes quando jogadas bem demais, sendo percebíveis em objeto e existência, porém não mais como materiais de jogo nem como algo que valesse a pena alguém ir buscar; eis aí o que se pode extrair de sabedoria de uma bolinha verde, filosófica e logicamente falando.

Termos relacionados: Weltanschauung, ponto de vista, referência, visão(de mundo), espacialidade, (...)





terça-feira, 26 de novembro de 2013

Pós-modernismo

Pós-modernismo: rótulo do pós-moderno; palavra que permite subentender sem grande esforço ''contemporâneo'' e ''inovador'', ao mesmo tempo; termo que muitas vezes ricocheteia contra o próprio usuário, pois ele põe contra si correntes que desconfiam do termo e não pratica não põe aqueles que desejavam novidade ao seu favor, se eles considerarem que você queria encobrir alguma insuficiência técnica com a desculpa de estar tentando um estilo novo;

As velhas correntes não perderão seu público de sempre, e os que deram confiança, se sentindo logrados, automaticamente darão ao utilizador o título de ''experimentador'', que fica com o ônus das falhas iniciais, enquanto o ''realizador'' terá um dia os créditos do sucesso final.

Termos relacionados: avant-garde, situacionismo, decupagem, pop-arte, anti-arte, psicodelia, montagem, desconstrução, desmistificação.


Exemplo de quadrinhos pós-mordernos(?)

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Duplosoldado

Duplosoldado: do alemão Doppelsoldner, soldo em dobro; soldado contrato cuja habilidade e serviço de risco justificavam o dobro do pagamento regular. Em geral habitante de uma comuna alemã ou outro local germonofônico, que costumava viver de forma bastante prosaica, sendo bons pagadores de impostos e frequentadores de festas locais.

Porém, a situação mudava quando, armados de suas ''bimãos'', avançavam contra formaçóes fechadas de lanceiros, que quebravam de uma maneira que cargas de cavalaria ou ou outras formaçoes de infataria não podiam quebrar, antes das armas de fogo se tornarem boas o suficiente para permitir a ambas se destruírem com auxilio de artilharia e granaderia.

Sua eficiecia era tão grande, que antes das batalhas, os reis que conseguiam garantir empréstimos primeiro, tentavam contratar todos os duplosoldados presentes ou a caminho do campo de batalha esperado; metade para de fato usarem na guerra, e a outra metade para manterem sob contrato sem poderem ser alugados pelo adversário ou por aliados ambiciosos demais.

Apesar desse custo quadruplicado, ainda assim os reis viam nisso um bom negócio, fato que acabou levando alguns teóricos a questionarem a viabilidade financeira da monarquia; e a partir do século 18, começaram a pensar sobre sua validade moral e jurídica.


Termos relacionados: Zweihander(''Bimão''), Lansquenete (Landsknecht), Lanceneiro, Mercenário, Suiço(formação).
Duplosoldado indo as compras com as esposa.

sábado, 23 de novembro de 2013

Borracharia

Borracharia: estritamente falando, estabelecimento aonde se trocam e reparam pneus de carro, bicicletas e outros veículos.

Culturamente falando, local aonde os jovens iam terminar de aprender a ordem dos meses e dos dias de maneira que não foram ensinados na escola; função, porém, para a qual está cada vez mais marginalizada devido a Era da Internet, que permite aos jovens terem acesso a meses e horários atualizados de todo o planeta, com poucos cliques, algo que talvez seja danoso a sua capacidade de imaginação e de calcularem os dias por si mesmos.



Atendimento numa borracharia em nosso país.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Gato

Gato: animal extremamente autocentrado, que de forma tranquila, divide opiniões. Há aqueles que simplesmente gostam deles pelo charme altivo, e os que desconfiam profundamente de sua aparente falta de motivações mais elevadas que fazem achar que, o gato não querendo nada acima , então só pode estar querendo algo por trás.

Suposição grandemente descabida, visto que sempre há algo que o gato quer em qualquer direção, porém a prioridade dele em relação aquilo que ele quer e aquilo que esperam dele, varia bastante de escala a depender de seu ânimo e de já estar ou não satisfeito nas suas prioridades básicas, sendo que com elas atendidas, ele nunca deixa de fazer o favor de prestar atenção a qualquer chamado, se razoável.

Que é possível questionar quase qualquer coisa para qual o gato possa ser útil, inegável, mas antes de qualquer coisa, o gato funciona como o mais confiável medidor de bom gosto em nosso modo de agir. Tudo aquilo que é capaz de levar um gato paciente a evitar os lugares pelos quais você transita, provavelmente terá o mesmo efeito numa pessoa de disposição semelhante.

Termos relacionados: felino, filhote, kitten, puss, pussycat, tomcat, bobcat, interesse, charme, beleza, altivez, manha (...)


       


*(Na foto acima: imagem de ''Tartar Sauce'', mais conhecido como Grumpy Cat ou ''Gato meme do ódio'', celebridade da internet e possível estrela de um filme baseado na opinião pública sobre sua personalidade, na verdade bastante feliz...)

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Dicionário de João Fernandes



Dicionário de João Fernandes: E no entanto, aparenta que este Dicionário do Demiurgo, começado por inspiração da insigne obra de A. Peirce, é ainda menos original que aparenta; este dicionarista, realizando uma pesquisa para trabalho de faculdade, deparou-se com outra obra, da autoria do luso-brasileiro Francisco Gomes de Amorim, postada num blog de contos aonde havia ido buscar uma tradução alternativa de A Rã Saltadora do Condado de Calaveras. 

Qual não foi minha surpresa ao me deparar com variadas entradas levando a partes um antepassado deste Dicionário, cada uma mais chistosa que a anterior. O nome ''de João Fernandes'' sugere que foi feito para uso dos Joões Fernandes da vida como material de referência, e não é de duvidar que teria muita utilidade nesse aspecto;


LEILÃO—Quem dá mais pela minha belleza?!(Uma mulher moça.)—Quem compra o meu voto?! (Um eleitor.)—Quem quer a minha honra?!(Um sujeito que deseja enriquecer depressa.)—Quem quer pretos, e brancos, e moeda falsa?!(Aspirante a barão.)—Quem compra empregos e honras?!(Pessoa influente.)—Quem quer enriquecer sem trabalhar?!(Um cauteleiro.)—Quem quer moralidade, progresso e economias?!(Aspirantes a ministros.)Nota.—O povo, não sabendo para que lado se ha de voltar, nem tendo dinheiro para taes mercadorias, grita por sua vez: Quem quer o diabo que os leve a todos?!-E o leilão continúa.

MACACO—O nosso parente mais chegado. Copiâmol-o em tudo, excepto em andarmos tambem com as mãos no chão. Será para lhe fazermos suppor que não somos da sua especie? Por sua parte, anda elle muitas vezes só com os pés, para nos mostrar que não lhe somos superiores, e que podia imitar-nos, se quizesse, mas que é quadrumano por commodidade. Seria de grande interesse para a sciencia nomear-se uma commissão academico-politica, para dar parecer sobre se convirá mais que nós ponhamos as mãos no chão, ou que os macacos levantem as suas.


SABER—A desgraça da humanidade. Quanto mais o individuo se afasta da sua esphera, maior numero de necessidades cria e mais difficuldades achará para satisfazel-as. 
ULTRAJE—«O senhor insulta-me?!»—«Insulto, sim, senhor.»—«Isso é serio?».—«Muito serio.»—«Logo vi. Commigo não se brinca. Passe muito bem.»—«Covarde!»—«Amalia! Fecha a porta depressa! Esse homem que vinha atrás de mim não está bom de cabeça.»—«Canalha!»—«Oh! patrão, olhe que elle cuspiu-lhe na cara!»—«Porcalhão! Fecha... e dá cá um lenço lavado.»—«O senhor não lhe quebra os queixos?!»—«Para elle querelar, ou quebrar-me tambem os meus?! Prefiro o almoço. Põe o fiambre na mesa.»




segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Mecha

Mecha: Pronunciado ''méca. Máquinas orientais fictícias de formato geralmente humanóide, mas nem sempre nem tão humanóide. Histórias envolvendo mécas se caracterizam por costumeiramente terem um enredo linearmente simples, cenas de ação esquematicamente coreografadas, miri-hordas de inimigos e/ou um grande inimigo aparentemente invencível a não ser por uma ação heróica envolvendo grande habilidade e/ou o sacríficio de um personagem principal ou criado especialmente para realizar a ação heróica em questão, e trilha sonora e/ou música de abertura altamente espetacular mesmo para os padrões japoneses.


Genuíno mecha em ação.

domingo, 17 de novembro de 2013

Aluguel

Aluguel: pena paga pelo crime de não possuir casa própria.


(.....................................)

sábado, 16 de novembro de 2013

DEMIURGO

DEMIURGO: demiurgo dos termos e denominações. DEMIURGO não é nem jamais poderá ser um Criador, possibilidade da qual está excluído e na qual não faz a mínima questão de ser incluído , mas é, antes de tudo, o Possibilitador e Realizador; a vontade de Saber e de Realizar, sem o qual a Criação e a própria Sabedoria da Criação não passam de uma massa sem significado.

DEMIURGO possibilita a criação de uma possibilidade de significado, negando que a Criação e a Sabedoria possam ser perfeitas em si.

Devido a essa heresia, foi punido com o exílio num semi-verso imperfeito, aonde a consciência da imperfeição toma a forma de criaturas que, sendo feitas de sobras desse mesmo semi-verso, sofrem com o fato de acreditarem terem sido afastados de uma perfeição pré-primordial aonde tudo seria melhor e mais simples.

Porém esquecem que dentro da Perfeição e do Pré-primordial, não existe nem melhor nem mais simples, pois as noção de Tempo e Pertencimento são dissolvidas.

Reconhecendo DEMIURGO como começo da chance de imperfeição, e portanto, de humanidade, as criaturas tem a possibilidade de sofrer menos com o evitável, pois passam a entender que aquilo que não puder um dia caber em termos simples, tampouco deverá ser de seu sincero interesse.




sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Kitsch

Kitsch:  mau gosto com design proposital, ou o vice-versa acidental.


Termos relacionados: campy, tosco, brega, cafona, pop-art(ou não), populista(estilo), Realismo Socialista, volkismo.









quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Tabaco

Tabaco: produto agrícola processado atráves do qual a pessoa faz uma barganha de ganha-ganha com Mefistóteles, pai da fumaça: em troca de uma sensação de bem estar temporária, a pessoa cede uma parte temporária de sua expectativa de vida.

Antigamente o pacto envolvia uma névoa passageira de glamour e intelectualidade, porém a cruzada politicamente correta acabou com esse benefício, assim como acabou com o direito de disciplinar crianças e eventualmente acabará com o direito ao livre consumo de gordura trans.

Feitiçaria

Feitiçaria: forma de LARP(live action rpg) praticada pelos antigos, no qual eles simulavam deuses, exus e espíritos, usando materiais de referência comparativamente mais simples do que os utilizados para jogar RPG de mesa atualmente.

Desenvolveu uma boa quantidade de kits multiclasse e classes de prestígio antes da chegada do suplemento de Campanha ''Culpa pela Peste'' que introduziu as anticlasses Inquisidor, Carrasco e Dedo-duro.

Ressuscitados modernamente em formas geralmente amigáveis e atualizadas, que apesar de terem alguns dos mesmos problemas que todo mundo, tem coiffeurs impecáveis, guarda-roupas legais e o uso de até cinco poderes de assinatura para fins de construção e avanço de enredo.

Arma

Arma: material que o ser humano, insatisfeito com os próprios punhos, palavras e modo de tratar o trabalho alheio, inventou para aumentar o potencial de auto-agressão.

Geralmente é um objeto de metal, simples ou composto de várias partes, podendo porém ser feito ou conter qualquer material mais duro, cortante, ácido ou básico que a pele de outro ser humano.

Em matéria de política de armas, há dois extremos:

a) Desarmamento universal, tirando as armas de todos os cidadãos e maioria dos agentes da lei sob a alegação que isso daria um grande golpe no tráfico de armas que fornece aos bandidos;


b)Rearmamento universal, basicamente trazendo para cá os problemas dos Estados Unidos, sem termos o aparato de controle e contenção que eles possuem.


Sendo uma questão complexa, esse dicionarista não se mete a besta de se comprometer em nenhum ponto no meio desse, aham, fogo cruzado.


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Vanguardismo

Vanguardismo: afetação do auto-intitulado vanguardista, individuo que questiona as afirmações do establishment para poder se afirmar perante o establishment intelectual-acadêmico. Bufão pós-moderno que não ri para atrair aplauso através da psicologia reversa, mas que, no geral, só consegue o que de fato merece.

Proteína

Proteína: definindo de forma bem grosseira, moléculas de ser vivo.







domingo, 10 de novembro de 2013

Quero-quero

Quero-quero: Passarinho que deseja-deseja.

Arte

Arte: nossa falha tentativa de alcançar a Imortalidade; a cada tentativa, se torna mais ampla.

Garum

Garum: ou, como se prefira, como se prefira, ''garo'', molho greco-romano feito de peixe fermentado e especiarias, antecessor do nosso barbecue e do ketchup, e por conter uma certa quantidade de glutamato natural, primo distante do shoyu.

Alimento de origem popular, de uso tanto popular quanto dos abastados, cada classe presumivelmente possuindo um garo feito a partir de restos de peixe progressivamente mais nobres; não é de duvidar, que na Sociologia da época, fosse objeto dos mesmos tipos de considerações hoje reservadas a feijoada.





Ilustração de uma embalagem padrão do produto.




Fábrica de Garo no Império Romano.


Sucedâneo moderno.

Esquerdismo

Esquerdismo: pedantismo do esquerdista, individuo ou grupos de indivíduos dedicados a estudar cuidadosamente todas as maneiras de como serem mais seus amigos do que você mesmo. No geral, planejam libertar a sociedade, burocratizando todos os aspectos da existência que os governos e companhias de cartões de crédito não conseguiram burocratizar.

Seu grande objetivo é conseguir predominância sobre o onipresente demônio que chamam A Direita, e de fato, aonde há grupos conservadores grandemente construtivos, quase nunca se deixa de encontrar grupos progressistas mais prazenteiros ainda.

Na falta de qualquer alvo conservador expressivo, começam a debater entre si sobre quem é mais rigorosamente progressista ou sobre quem não seria progressista o suficiente, com resultados sempre muito relevantes para a sociedade dos quais são defensores por excelência.

sábado, 9 de novembro de 2013

Conservadorismo


Conservadorismo: Característica e mentalidade do conservador; individuo que tenta atrasar ao máximo a efetivação de direitos que seus antecessores não conseguiram negar, enquanto prepara seus sucessores para saber como taxá-los e restringi-los.

Alguém que é a favor dos valores da família, mantendo a maior parte das ditas famílias em guetos, bairros segregados, cidades fechadas e assentamentos desfavorecidos, enquanto seus territórios originais são ocupados por etnias ou grupos favorecidos pelo conservador, sendo que a última coisa que o conservador deseja é que essas etnias e grupos desenvolvam ódio mútuo e passem a se considerar incompatíveis entre si.  


Index

Index: termo que pode se referir a um tipo específico de variável matemática ou econômica (daonde vem ''indexação'') , em biblioteconomia, é o nome do conhecido índice no velho e bom latim, e em História, uma triste lista de materiais de leitura que não deveriam ser lidos. Apesar da democracia ter tornado obsoleto esse hábito de Estado, individualmente, para o próprio bem, convém evitar pessoas que fazem questão de exibir leitura das seguintes obras: A Arte da Guerra, Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, Quem Mexeu no Meu Queijo, e o Pequeno Príncipe, em sequência e não exatamente nessa ordem, apesar das obras em si não serem ruins.  

Cabe ao leitor seguir ou não essa recomendação, e caso algo não prazeroso daí lhe resulte, não esquecer que este dicionarista lhe avisou. 

Escravo

Escravo: antecessor do atual assalariado, que se diferencia do mesmo por ter mais ganhos indiretos e mais garantias trabalhistas (garantia de sempre ter trabalho: tinha até mesmo permissão de dormir junto com os materiais e insumos de serviço),  não possuir salário direto e menos direitos civis, embora esse ponto seja discutível;

 houve locais e épocas em que o escravo recebia salário, embora sofresse variadas restrições para movimentá-lo, e não sofria grandes entraves exceto o de ter de mostrar comprovação documental do que estava fazendo em determinado momento do dia, assim vivendo no que poderia se chamar em situação análoga a do assalariado.

Juridicamente, o escravo estava sempre errado, mesmo que estivesse certo, enquanto o assalariado de hoje pode estar tão certo quanto os defensores públicos ou advogados do sindicato possam estar mais certos que o advogado do patrão, podendo ele ainda alegar que o funcionário está certo, mas que ele não tem meios de pagamento.

Cerveja

Cerveja: espécie de pão líquido, que dispensa o trabalho de mastigar. Apesar disso, também engorda, além do uso excessivo deixar a cabeça pesada.

Parte mais nobre da Trindade Nacional: ''Cerveja, Futebol, Novela.'.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Supervisor

Supervisor: está lendo ''Quem mexeu no meu queijo'' e atribuindo ao texto sentidos que o autor não colocou. Lê atentamente artigos que os superiores apenas folheiam, e eventualmente leva alguns deles a sério, mesmo contra o próprio bom senso.

Gerente

Gerente: leu ''Quem mexeu no meu queijo'', porém não é executivo.

Executivo

Executivo: membro do primeiro escalão de uma companhia; individuo que possui MBA ou outra graduação de nível equivalente, fez bom uso da Lei de Peter, e leu ''Quem Mexeu no Meu Queijo.''

Skinhead

Skinhead: indivíduos universalmente conhecidos por serem neonazistas, assassinos de casais gays e carecas, que eventualmente são nacionalistas puros, antifascistas, apolíticos, gays e têm algum cabelo.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Império

Império: poder ou pacto entre poderes, que através dos mais variados meios, consegue transferir para outros poderes em desvantagem os custos da própria ineficiência, sobre-consumo e suborno moral da própria população, além da manutenção daquilo que constituir a desvantagem.

Grandes poderes antagônicos entre si, que imperam sobre poderes menores que possuem característico geopolíticas semelhantes, são na prática sedes divergentes do mesmo Império, que vão falindo uma após as outras quando esgotam os poderes menores que conseguiram evitar que a outra facção arregimentasse.

Considerando que ''ter império'' significa dominar, a Humanidade teria vivido dominada, sucessivamente, por variados Impérios: O Império do Medo do Escuro, antes de dominar o fogo, o Império da Escravidão Pelo Metal, quando passou usar o fogo para moldar metais com os quais fez moeda corrente, algemas e espadas, o Império do Auto de Fé, quando passou a usar objetos de metal sofisticados para incendiar dissidentes devagar o suficiente para eles poderem confessar que estavam errados, o Império da Aniquilação , quando desenvolveu dispositivos de metal contendo núcleos de metal brilhante capazes de depositar o calor puro do Sol sob uma área de Terra especifica que a mantinham em medo eterno.

Atualmente, está emergindo o Império da Ubiquitação, reunindo as virtudes de todos os anteriores: o Homem, com medo do escuro, vai estar sempre ligado a objetos metalizados, crescentemente sofisticados, sempre ligados, mantendo toda a Terra sem exceção constantemente conectada num globo brilhante de tecnologia e burrice, aonde todos sendo o Grande Pensamento, ninguém mais será obrigado a pensar.



Toyotismo

Toyotismo: aprimoramento do fordismo e taylorismo, inventada por um tecelão e engenheiro japonês, que após a 2a Grande Guerra, visitou um supermercado americano e ficou tão assombrado com o que viu, que trocou um ''d'' do nome por um ''t''.


Beiramanidade

Beiramanidade: tradução algo forçada do termo em Inglês ''brinkmanship.'' Mistura de nervos, cinismo e estomâgo, necessária para fazer um adversário que tem tão pouco direito a algo quanto nós mesmos, a se mostrar abertamente incapaz de tentar consegui-lo sozinho.

Ameçar constantemente o nível de vida daqueles sob responsabilidade do adversário, enquanto nós negamos condições aceitáveis para nossa própria população, e deixar subtentendido que tudo ocorre porque eles(o adversário) não são razoáveis.

Inefabilidade

Inefabilidade: Característica da criação que poderia trazer felicidade infinita ao Homem, permitindo-o saber que é inútil tentar sondar os mistérios do Insondável, enquanto não conhece verdadeiramente nem sequer todas as perguntas que pode fazer ao respondível.

Em contrário disso, preferimos não só burocratizar o termo, prolongando nosso sofrimento diante de questões para os quais não temos necessidade da resposta, como o tranferimos para uso na Ciência, nas Artes e no Serviço Público, e demos ao resultado o nome de ''classe pensante.''

Ditador

Ditador : individuo que, num sistema político instável, consegue demonstrar a seus adversários que é alguém que possui falhas que acabarão levando a própria queda; é alçado por esses mesmos adversários a uma posição importante que eles não querem que seja preenchida por alguém que eles veêm como ameaça maior, e então sobrevive por mais tempo a essas falhas do que aos adversários em si.








Exército

Exército: componente de terra das forças armadas de um país ou grupo de poder. Em inglês, diz-se que o poderes que possuem, além de milicias regionais e forças de segurança civis, um componente militar dedicado, que eles possuem ''um Exército levantado'', e em português, não pagando os soldos em dia, um exército ''em levante''. Prosseguindo com a lógica linguística , após esse Exército ir até o território de outro poder cumprir uma missão qualquer, cumprindo-a ou não, poderia passar a ser chamado de ''Exército deitado.''

Classe Média

Classe Média ; a Classe Média é um eterno achar que é; tendo a função de gerenciar o trabalho da massa assalariada para os que realmente mandam, cultiva como virtude ter obviamente cara do que faz. Possuidora de tantas claudicações como preconceitos, e não possuindo nem a incerteza afirmativa do operário e nem podendo ter a empáfia do rico, não pode torná-los aceitá-los aceitáveis para si mesma a não ser atráves da afetação.

Se Veblen cedeu aos ricos o direito ao consumo conspícuo, a classe média concedeu a si mesma o direito a exibição conspícua de de erudição grandemente genérica ou pedantemente específica e capacidade técnico-gerencial, atráves de expressão facial irritantemente proativa ou da magnanimidade não-facultativa(aos que tem de sofrê-la).

Única classe que produz regularmente teóricos que pregam o suícidio de classe como possível forma de redimir toda espécie humana, ou de forma naturalmente sobrenatural, ou sobrenaturalmente lógica e científica. Apesar de boa parte do trabalho desses ditos téoricos consistir em demonstrar a imcompatibilidade de suas teorias entre si, o fato de nem a vida nem a morte desses mesmos teóricos ter alterado grandemente o curso da História atesta que ele parecem ter razão, embora não pelas razões que calculavam.

Fast Food.

Fast Food. ; nos Estados Unidos, comida rápida e barata, apesar do valor nutricional sempre ser posto em questão. No Brasil, comida pela qual se paga valores equivalentes ou superiores a um bom almoço, após usualmente esperar numa fila, ser atendido por funcionários mal humorados e/ou desmotivados, e ir comer em pé num balcão ainda contendo a bandeja de plástico e as embalagens de papelão do cliente anterior. 

O rango é bom, e a pessoa tendo dinheiro, não deixa de comprar uma vez ou outra, para na saída usualmente reclamar ou falar sobre; 

a) Sobre o valor não ser justificado pelo preço do dólar em relação ao real, e sobre o imperialismo americano nos fazer comprar coisas americanas por muito mais do que os bolivianos e paraguaios podem comprar coisas brasileiras; 

b) Rumores misturando fatos verdadeiros com deduções mirabolantes, sobre um cartel mundial de ketchup e temperos que fez sumir várias pessoas que tentaram denúncia-lo
 e/ou concorrer com ele;

c) Teoria da conspiração envolvendo hamburgueres feitos a partir de vacas autorregenerativas extradimensionais ultrassonofágicas e que só bebem nitrogênio líquido morno.

A pessoa tendo dinheiro de novo, o ciclo recomeça.