sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Moral

Moral: Medo pessoal da reputação alheia. É possível notar que quem possui uma boa ética pessoal, quase nunca fala de Moral em termos absolutos, e que os moralistas em geral quase nunca são vistos pelas pessoas com gente em que se possa confiar. A Moral menos diferencia os homens dos animais do que iguala aqueles que se auto-consideram ''pessoas de bem'' de Lampião, Savonarola, ou qualquer cafetão barato. Esse tipo de Moral busca se sentir credora, quando, na verdade, não tem crédito nem para ser devedora.
Termos relacionados: Ética, conduta, reputação, fama, respeitabilidade.
Moral(2): ''O moral'', ao invés da Moral. Espécie de relógio ou barômetro que funciona contra os chefes, depois que o entusiasmo e a expectativa inicial dos subordinados se esgotou e as tarefas de seus cargos perderam o véu da novidade. Seria um clichê bem esgotado dizer que ''o moral'' e ''a Moral'' muitas vezes tomam caminhos separados, e deixando isto anotado, o dicionarista fecha este termo.

Termos relacionados: entusiasmo, vigor, vontade, tesão, gana.


Erudito

Um clássico.
Erudito:  Termo assaz ambíguo, que tanto pode significar um elogio como um insulto ou pilhéria. Dependendo mesmo do contexto, pode significar as três coisas em relação a mesma pessoa, quando se exalta o seu cultivamento mas também se deplora o seu amaneiramento e bizantinismo. Quando alguém diz de alguém ''fulano é muito erudito'', é impossível ou pouco aconselhável formar uma opinião definitiva sobre a pessoa referida a partir disso; mesmo quando dito em tom elogioso, a conotação difícil da palavra recomenda tomar o dito como um elogio branco, do tipo elogio-alerta. Subentenda-se: ''Ele sabe tanto quanto a Wikipedia e o Google, mas pode ser chato como a programação da TV aberta em fim de semana se provocado''.
Ou seja, todo cuidado na aproximação e no decorrer da conversa é pouco, especialmente em relação aos pormenores aparentemente de pouca importância dos assuntos nos quais o erudito é especialista. Se corrigido de maneira discreta, mas enfática, por ele numa questão pelo menos duas vezes, não insista querer sê-lo numa terceira, mesmo sabendo que ele está errado ou que a visão dele seja completamente incompatível com a sua; mesmo a personalidade do erudito em questão sendo dificil ou até mesmo repulsiva, o trabalho que eles tiveram para acumular tal conhecimento é algo que deve ser respeitado, algo que eles costumam retribuir no mesmo nível mesmo a quem não gosta deles pessoalmente.

Erudito(2): Em relação a objetos ou movimentos culturais, ''erudito'' ou ''clássico'', é termo que se dá a reprodução técnica mais ou menos fiel de coisas que eram populares no tempo em que foram criadas, sendo algumas vezes o termo ''erudito'' usado especificamente usado para coisas que os autores criaram com a intenção de serem populares, mas por serem consideradas escandalosas, incompreensão da crítica e dos produtores, ou puro azar só emplacaram dentro de alguns nichos, passando a ser chamadas de ''clássicas'' depois que os autores morrem ou já não tem como aproveitar o reconhecimento tardio.
Apesar de boa parte dos membros da indústria eletrônica e da computação estarem vivos e bem atualmente, este dicionarista não tem como dizer se quem mexe com eletrônicos, videogames e computadores antigos praticam o que possa ser chamado de videogaming clássico ou programação erudita, usando ou não equipamentos restaurados ou montados segundo os padrões da época.

Termos relacionados: coinosseur, parvenu, savant, intelectual, clássico, cientista, MPB.

sábado, 4 de julho de 2015

Postagem um tanto diferente: ''23 Emoções que as pessoas sentem, mas não podem explicar''

Traduzido a partir do tumblr ''tai-korczak''
1.                       Crisalismo: A tranquilidade aminiótica de estar num lugar quente e protegido durante uma tempestade de raios.
11.                    Vemödalen: A frustração de fotografar algo incrível quando milhares de fotos idênticas já existem.
12.                    Anecdoque: Uma conversa aonde todos falam, mas ninguém escuta.
13.                    Ellipsismo : Uma tristeza de que você nunca poderá saber como a história irá acabar.
14.                    Kuebiko: Um estado de exaustão inspirado por atos violência sentido.
15.                    Laquesismo: O desejo de ser atingido pelo desastre– de sobreviver a uma queda de avião, ou de perder tudo num fogo.
16.                    Exulância: A tendência de desistir de explicar uma experiência por saber que as pessoas não teriam como compreendê-la.
17.                    Adronite: Frustração com o quanto demora para conhecer alguém.
18.                    Rückkehrunruhe: O sentimento de retornar para casa após uma viagem intensa apenas para percebê-la sumindo rapidamente de sua consciência.
19.                    Nodus Tollens:  A realização de que o enredo de sua vida não faz mais sentido para você mesmo.
20.                    Onismo: A frustração de estar preso em apenas um corpo, que habita apenas um lugar em um único momento.
21.                    Liberose: O desejo de se importar menos com as coisas.
22.                    Altschmerz: Esgotamento com os mesmos velhos problemas que você sempre teve- as mesmas falhas entediantes e ansiedades que você tem mastigado por anos.
23.                    Óquiolismo: A consciência da pequenez de sua perspectiva.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Dissidente


Dissidente, indo agir de acordo com a voz de sua consciência.
 Dissidente: Dentro de nossa causa, um apóstata, demagogo ou imbecil tomado como alguém integro, sincero e racional por número suficiente de adeptos para ser um problema. Entre os inimigos, individuo justo e clarividente, tachado de traidor, criminoso e mero louco por eles para calar suas justas palavras. Citar dissidentes e críticos internos de nossos adversários os fazem tão partidários nossos quanto de fato eles seriam, se todos eles pudessem enquanto vivos. O dissidente viu a Marca de Caim entre eles e a Arca do Pacto conosco. 

O pandissidente que discordo de nós, nossos adversários e nossos aliados ao mesmo tempo, tem ainda mais credibilidade do que aparenta: pode ter nos visto fazer as coisas mais abomináveis, mas o outro lado lhe fez promessas falsas, o que o torna abominável, traiçoeiro e vil, ou seja, traiçoeiro e vil. A Lança de Longuinho e a cana de vinagre, em última hipótese, são relíquias perdidas, visto que as discordâncias entre nós, ao contrário daquelas entre nossos inimigos, são sempre leais, por motivos sempre elevados, e acabam em boa amizade. 

Termos relacionados: opositor, crítico, adversário, desertor, objetor(consciente ou nem tanto).



O que importa é saberem que você é mau.

Dissidente(2): Quanto ao dissidente cultural que vive preso as normas e clichês do underground, e tendo de conceder a chamar de alienados todos os seus não-admiradores, e de pessoas ''com visão'' todos aqueles os quais não tem como brigar sem passar vergonha de alguma maneira, este autor tem pouco a dizer. Os antigos dissidentes da Jurisprudência e das Ciências podiam ver, mesmo que de forma enevoada, um caminho de progresso a ser seguido, fórmulas e leis para se levantarem no lugar dos detritos e entulhos que tinham de pôr de lado para seguirem em frente. 

Como porém, quase todas as fórmulas da Arte e da Cultura já foram descobertas e testadas a exaustão, inclusive por civilizações há muito enterradas que deixaram como sobras justamente coisas que ninguém tem como criar do zero por falta dos originais, o dissidente que critica o ''espetáculo'' também se tornou um clichê esgotado, por demais hipócrita e insosso até mesmo para ser reciclado como paródia. Um ser que vacila entre o niilismo infantil e o existencialismo vulgarmente politizado, entre o hedonismo cretino e o denuncismo social enviesado e vazio, quando não descaradamente politiqueiro e oportunista, alegadamente antiautoritário, mas, na prática, manipulador e capcioso, o dissidente cultural se tornou um ser entre ignorado e desconsiderado: o pseudo-alternativo desse milênio, quando não tomado como uma espécie de indigente por atenção pessoal, e visto como um neo-yuppie ou hipster depois da gripe. 

O caminho certo poderia ser o que se chamaria de ''pós-dissidência''': buscar servir o público sinceramente, e bem, evitando-se as catarses desmotivadas, o didatismo duro e o fetichismo moral e político, e buscar fazer uma arte que mesmo tempo tenha um bom nível profissional (inclusive no quesito cultural e de produção) seja também profundamente humana. 

 O bom operador cultural precisa ter exatamente as mesmas qualidades do bom garçom: alguém que serve sem que quase se perceba que ele está servindo, porque ele não pensa na gorjeta do fim do jantar, mas serve de maneira que o cliente sinta o quanto é leve vir jantar mais vezes, mesmo que seja caro. Isso é algo que não entra na cabeça do dissidente-padrão pois contrariando os seus dogmas e sua vaidade pessoal, ele diz que fere seus princípios; mas é assim que quem é considerado bom e rentável ao mesmo tempo faz e ele não, se limitando a tentar dizer que roteiros sem propósito, montagem ruim e produção amadora com custos de profissional são ''métodos de arte''. Havendo undergrounds, sub-undergrounds e festivais alternativos para cada ''método de arte'', sempre haverão aquelas ''Cenas'' aonde os poucos que se destacam formam cultos pessoais e são ressentidos pelo resto, que não sai desses lugares porque fora deles não tem popularidade nenhuma além da nula ou negativa que, pelo menos, tem ali. 

Afora isso, quase nenhuma produção séria, estável e continuada, tampouco verdadeiramente original, pois aqueles que o tentam, logo são tachados de ''comerciais''. De alguma forma, o dissidente-padrão considera cópias e imitações de conteúdo estrangeiro algo ''raiz'' e chama de ''independentes'' mesmo quem recebe cachês e ajudas de custo anormais do gabinete de algum deputado, de uma empresa ou associação com precedentes questionáveis ou diretamente em espécie do bicheiro do bairro, porém chama de ''vendidos'' aqueles que buscam meios profissionais de produção e divulgação. 

 O que não parece entrar na cabeça do dissidente é que apenas um vendido que foi bastante comprado tem condições reais de fazer o que acredita, incluindo uma verdadeira experiência do que o público deseja e precisa, e não apenas do que ele acha que ele quer e que ele deveria ser posto para querer, como um mau garçom, que forçado pelo mâitre a se livrar de produtos problemáticos, além de colocar o cliente para comer coisas que ele não gosta e não pode pagar junto com bebidas que não combinam com o que ele tinha em mente, fica gravitando ao redor da mesa para não perder o caixinha no final. Me aprofundar mais neste tema, que já virou um artigo em vez de um simples verbete, exigiria além disso um livro, por isso este dicionarista irá parar por aqui.

Termos relacionados: enfant-terrible, radical chic, poser.





Frigobar

Frigobar: geladeira em miniatura, de uso primariamente comercial ou em ambientes como pequenos navios, bares e hotéis. Quando instalado num ambiente de trabalho qualquer, para uso da copa ou da sala de refeições dos funcionários, funciona como uma geladeira de solteiro em miniatura compartilhada por pessoas que podem ser ou não solteiras. Quando num quarto de hotel aonde se levam crianças, também permite descobrir como num pequeno quadrado pode caber o valor de vários meses de compras em casa.





sexta-feira, 24 de abril de 2015

Probiótico

Probiótico: uma pequena anedota; certa vez, o irmão deste dicionarista perguntou inocentemente porque não vendiam leite fermentado de 1(hum) litro. O dicionarista respondeu: ''Literalmente.'' 

Afora possíveis alergias e intolerâncias muito extremas, além de possíveis maus usos como os citados acima, probióticos são produtos alimentícios que, além de nutritivos, fazem bem ao seu corpo. 

Termos relacionados: lactobacilos, iogurte, coalhada, latícinio, cultura(biológica). 







Contra-Intuitivo

Contra-Intuitivo: Na cidade de Salvador, tentar pegar ônibus de e para Brotas, para lugares geograficamente próximos. Alegadamente, não é o único lugar da cidade com linhas de ônibus desenhadas dessa maneira, mas aparentemente é aonde a maioria das mesmas se acumularam por pura maldade dos engenheiros de trânsito.

Termos relacionados: irracional, ilógico, heterodoxo, não-ordinário.


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Pilulas de Sabedoria- #1

Frases e paráfrases de sabedoria.

Ou não.

-Apesar de Deus, Deus é deus.
 
- A Liberdade não é um direito, é dever de casa.

-O trabalho traz mais trabalho. 


-O mal tende perpetuamente a aparentar que foi contido pelos remédios.

-Se não doía antes, e não vai dar tanto depois, tente imaginar que não vai doer tanto durante.

 -Cada ativista é ditador frustrado de si mesmo.

-Há ricos que fariam tudo pelos pobres, mas alguns deles se tornam novos-ricos antes mesmo de deixarem de ser pobres. 

-Não dê o peixe, seque o rio para que o faminto possa pegar peixes com as mãos.

-Um é dez mil, se for o voto de desempate. 

-TRABALHADORES DO MUNDO! Um divórcio e meio a cada 12 anos é o suficiente.

Videogame

Videogame: máquina da democracia por excelência. A partir da descoberta da escrita, nossa espécie demorou 5000 anos para criar o transistor, e quase um século para saber usá-lo de maneira eficiente. Uma criança, porém, pode descobrir o que interessa para jogar um bom videogame em menos de 10 minutos. Apesar dos variados problemas, isso é um fato.

Termos relacionados: computador, eletrônica, jogos, sociabilização.



O primeiro videogame.

Sistema

Reboot the System.

Sistema: ''Eles'', ''O Homem'', ao contrário de ''Nós'' e ''O Individuo.'' Inimigo comum dos liberais, libertários e libertacionistas, além dos manifestantes anti-establishment e também do próprio establishment local, quando diz que não pode atender as demandas devido a forças internacionais superiores. Em última análise, inimigo letal de si mesmo, visto que tende a se tornar mais instável quanto mais complexo, devido a complexidade geral dos sistemas. Incômodo inevitável aos que vão resgatar cupons em lojas que fazem uso de servidores online.

''-É impossível resgatar sua promoção, senhor. O sistema caiu desde mais cedo.

-Cedo que horas?

-Desde manhã, pouco depois de abrirmos. 

-Mas minha promoção só vale até hoje. O sistema por acaso vai lembrar ou poderia ser lembrado que não pude acessar hoje e me permitir voltar no dia seguinte?

-Impossível senhor. A primeira medida que ele sempre toma é atualizar o dia de hoje pelo horário da matriz, mas apenas para manter o seus dados de crediário rigorosamente em dia.

-Bem... obrigado pela atenção então.
-Estamos aqui para servir senhor. Tenha um bom dia.''

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Inimigo

Indivíduo movido por um grande sentimento de saudade por nós, antes e durante nosso passamento.

''NECO – Só tu, Odorico, mais ninguém, podias merecer a subida honra de inaugurar este campo- santo, que foi a grande obra do seu governo, o grande sonho de sua vida, afinal realizado! Adeus, Odorico, o Grande, o Pacificador, o Desbravador, o Honesto, o Bravo, o Leal, o Magnífico, o Bem- Amado... '' 

2. Motivador de citações gratuitas da sabedoria oriental, especialmente quando o inimigo em questão é nossa própria burrice.

''Não gosto de dizer que tenho inimigos, tenho adversários. Eu não sou teimoso, teimoso é quem teima comigo.'' - Sabedoria popular baiana.



Assim como consta em Is.11:6.